VITA VIDA

VitaVida chega à marca de 11 milhões de refeições e chef prepara receita com complemento alimentar do Servas

José CarlosANDREIA

Xavier Franco serve paelha de frango e VitaVida para Andrea Neves

O VitaVida, programa de complementação alimentar do Servas, comemora 11 milhões de refeições produzidas e distribuídas gratuitamente a entidades de assistência social de todo o Estado desde 2003. Para celebrar o marco, o chef barcelonês Xavier Franco preparou nesta terça-feira, 23 de junho, na fábrica do VitaVida da Ceasa, uma paelha de frango com o mix de vegetais desidratados do programa. Durante a solenidade os parceiros receberam o “Certificado de Solidariedade” e também foi lançada a nova embalagem do produto.

“Estamos comemorando essa marca maravilhosa de 11 milhões de refeições distribuídas. Desde 2003 esse programa vem recebendo investimentos importantes em novas tecnologias, laboratórios e parcerias com universidades, o que garante ao produto qualidade e sabor. É um programa transformador que combate duas das principais chagas do país: a fome e o desperdício”, disse a presidente do Servas, Andrea Neves.

Em 2003, 84 associações assistenciais eram atendidas. Atualmente, cerca de 625 entidades em 229 municípios de todo o Estado recebem o complemento alimentar continuamente, com renovação do estoque a cada três meses. Somente no primeiro trimestre de 2009 foram doadas 528 mil porções de alimentos. Mensalmente, são produzidas 72.000 refeições em cada fábrica, e na unidade de Montes Claros são produzidos 750 kg de banana-passa por mês – o equivalente a 15 mil porções.

Franco teve o cuidado de escolher uma receita simples, com ingredientes básicos, como arroz e frango, para que o prato fosse acessível e fácil de preparar. “A paelha, muito tradicional no meu país (Espanha) leva o arroz, que é base da alimentação em muitos lugares”, disse. A pimenta nyora, típica da Catalunha, foi trocada pela brasileira pimenta biquinho.

Homenagens

Parceiros do programa receberam o “Certificado de Solidariedade”. O diretor da Associação Comercial da Ceasa (ACCeasa), representando os parceiros, fez um discurso emocionado. “Esse projeto é emocionante porque mata a fome de crianças”, disse Garcias Moreira Carvalho.  “É um programa de grande alcance. Começamos falando em 10 mil e chegamos a 11 milhões. Em termos de nutrição é difícil de ser superado”, completou.

Durante a solenidade a presidente do Servas, Andrea Neves, descerrou duas placas: uma em comemoração às marca de 11 milhões de refeições entregues pelo VitaVida desde 2003 e outra em homenagem a Antônio Custódio Tavares. Conhecido como  Antônio dos Cocos, ele era referência no setor de abastecimento em Minas e faleceu no início deste mês, tendo sido representado por seu filho Francisco César Tavares.andrea crianças

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: